Tecnologia Avançada de Separação de Pedidos traz Melhorias para Operadores de E-Commerce

Written By:

Acompanhando o grande sucesso do e-commerce é fácil imaginar como é crítico e eficiente o processo de separação de pedidos de empresas de e-commerce. Seus clientes esperam receber seus pedidos cada vez mais rápido e por outro lado o único caminho de atender as expectativas é usando sistemas automáticos ao invés de operação manual. Atualmente já se fala em expedir e entregar pedidos em grandes centros em apenas algumas horas.

Em automação de manuseio de materiais não existe uma única solução, a tecnologia correta depende do tipo de produto, sazonalidade, estratégia de negócio,throughput, entre outras características.

Abaixo vou apresentar duas opções que usam a tecnologia Goods-to-Person que estão sendo muito utilizadas nas empresas de e-commerce: Perfect Pick e AutoStore. Sistemas Goods-to-Person economiza muito trabalho nas operações de picking, a tecnologia faz que o operador não se mova e os produtos chegam na estação automaticamente de acordo com o planejamento, demanda ou ciclo de separação.

PERFECT PICK

Perfect Pick

Um exemplo da tecnologia Goods-to-Person é o Perfect Pick. Esse sistema usa carros autônomos chamados iBots para mover caixas e bandejas até as extremidades de um corredor. Diferente de outros sistemas que usam transportadores autônomos que precisam usar elevadores e esteiras, os iBots recuperam os volumes em prateleiras em ambos os lados dos corredores entregando as caixas diretamente nas estações de trabalho.

Os iBots podem entregar volumes em uma taxa de 800 a 1000 ciclos por hora, eles também possuem redundância, dessa forma o equipamento não tem apenas um ponto de falha. Uma outra vantagem desse sistema é a expansibilidade. Os operadores podem aumentar a capacidade de throughput aumentando o número de iBots de acordo com a necessidade de processamento. Isso permite um investimento mínimo para instalar a tecnologia com uma grande flexibilidade para atender um crescimento futuro.

Benefícios:

  • iBots levam as caixas diretamente para posição dos operadores;
  • Estação de trabalho ergonômica;
  • Alta velocidade de processamento, atingindo 1000 ciclos por hora;
  • Completamente expansível;
  • Eficiência energética: iBots utiliza recuperação de energia durante a movimentação.

AUTOSTORE

AutoStore Goods to Person

Outro sistema Goods-to-Person é o AutoStore que usa caixas para armazenar produtos empilhados em um grid. Os robôs de recuperação se movem sobre o grid e recolhem a caixas de um topo aberto. Para recuperar uma caixa, um robô retira e acumula umas caixas sobre outras no topo do sistema até chegar na posição da caixa requerida, isso funciona como se estivesse escavando. Enquanto isso outro robô organiza as caixas colocando as caixas em novas posições de armazenamento. Quando acessada o robô retira a caixa solicitada e leva até uma das estações de trabalho instaladas no perímetro do grid. O sistema tende a manter os itens mais acessados nos níveis superiores e os menos acessados em níveis inferiores com objetivo de diminuir o processo de escavação e movimento de caixas, aumentando o throughput.

Por causa de um empilhamento de uma caixa sobre a outra sem utilização de racks ou prateleiras, o AutoStore aproveita muito bem o volume do armazém reduzindo muito os espaços vazios. Essa também é uma opção expansível com a possibilidade de aumento do número de robôs e assim aumento de throughput, também há possibilidade de aumentar volume de estoque. Cada estação de picking pode processar até 500 caixas por hora.

Benefícios:

  • Altíssima densidade de armazenamento;
  • Segurança do inventário;
  • Redundância: uso de vários robôs elimina ponto único de falha;
  • Alta velocidade de processamento;
  • Expansibilidade.

Caso queiram maiores informações, meu contato é [email protected]

Mauricio is a Field Application Engineer with Bastian Solutions South America out of the Brazil office. He is an Automation Engineer and works with customers serving in various roles including goods-to-man design, conveyors systems, consulting, project management and implementation. Expertise includes numerous projects with conveyors, goods-to-man, sorter systems, ASRS design and implementation in the material handling industry.

Leave a Reply

Your email address will not be published.